Favoritos

  • Livros

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Literatura Irlandesa: Casório!? de Mariam Keyes


Casório?!

   O título já diz tudo. Uma mistura de dúvida, descrença, surpresa e expectativa.
   Nossa protagonista é Lucy Sullivan, uma irlandesa de 26 anos, que vive com suas companheiras de apartamento, Karen e Charlotte, e sempre tem por perto seu fiel amigo Daniel.
  As dúvidas com relação a um possível casório, surgem na cabeça de Lucy, logo após uma visita a senhora Nolan, uma suposta vidente da periferia de Londres. Meredia, Megan e Hety, suas colegas de trabalho, acabam por convencê-la de que certamente a previsão do casamento se concretizará, no período determinado de 18 meses, visto que suas próprias previsões se realizaram, ainda que de maneiras bem exóticas. No entanto, existe um pequeno porém, Lucy não está noiva, nem mesmo tem um namorado. Então, só resta esperar.
  Assim, ao encontrar o excêntrico e misterioso Gus, Lucy tem a certeza de estar diante do seu grande amor.      Mas, ela não contava com o poder dele de sumir e reaparecer, sem dar explicações, deixando apenas dor e insegurança.
Ainda por cima, para potencializar os efeitos de uma antiga companheira, a depressão, sua mãe arranja um namorado, e deixa seu pai sozinho, totalmente entregue ao vício da bebida. Altruistamente, Lucy se oferece para cuidar do pai, e dar todo seu carinho e afeto; só não contava que seria tão difícil. Essa missão torna-se especialmente insuportável, após descobrir de forma dolorosa que ele é alcoólatra, e que ela não tem a mínima condição emocional, e nem financeira, para ajudá-lo. Aliás, essa descoberta também trás a tona o porque de todos os seus relacionamentos amorosos terem sido tão tumultuados e instáveis.
Em meio a sentimentos de culpa, impotência e medo, uma antiga amizade se transforma, e passa a oferecer a Lucy todo o carinho e cuidado que ela nunca teve. Agora só lhe resta enxergar e aceitar a felicidade que a vida lhe reservou. Acontece que Lucy não está acostumada a ser feliz.


A escritora Marian Keyes, conseguiu transmitir sentimentos profundos, com os quais logo de cara me identifiquei. Lucy é uma personagem simples, me emocionei com suas inseguranças, medos e indignações, sua vontade de ser feliz e não saber por onde começar. Deixe-se envolver por essa história, que vai do drama à comédia, e se pegue rindo e chorando com essa irlandesa, que busca um convite pra festa da vida.

Aproveite as Férias e boa Leitura

Por:   Deise Alves                 

Um comentário:

  1. Talvez quando lemos muitos livros americanos, duvidamo que autores europeus também traga um humor gostoso atrelado ao livro... esselivro foi o primeiro que li da autora Irlandesa e com certeza não será o último.... espero escolher bem o próximo.

    até

    ResponderExcluir