Favoritos

  • Livros

sábado, 14 de dezembro de 2013

Perdão, Leonard Peacock de Matthew Quick

Perdão, Leonard Peacock é um livro do escritor Matthew Quick (O lado bom da vida), conta a história de Leonard um garoto prestes a completar 18 anos e que tem o objetivo de cometer um homicídio-suicídio.
Apesar de ser distante da mãe que mora em Nova York e do pai que desapareceu e segundo alguns vive na Venezuela, o garoto solitário e estranho tem quatro amigos que o ajudaram a superar momentos depressivos.
O primeiro é o vizinho Sr. Walt viúvo apaixonado por filmes clássicos que transmite essa paixão ao garoto os dois assistiam os mesmo filme várias vezes que até sabiam as falas das personagens.
O segundo o professor Herr Silverman professor que lecionava sobre o Holocausto, matéria preferida de Leonard , o terceiro Baback um garoto do Irã que tocava violino muito bem, ele ficava no último banco do auditório para acompanhar os ensaios e Lauren uma jovem da mesma idade que conheceu no metrô, enquanto ela evangelizava os passageiros.
O plano era matar seu ex-melhor-amigo Asher, esse garoto popular fez algo tão horripilante a ele, que o mesmo não suporta vê-lo (para saber o motivo...tem que ler o livro),. No dia de seu aniversário ele prepara quatro presentes decido a dar cabo da própria vida e se despedir das pessoas por quem tem carinho.
A arma que carrega é uma PC-38, uma relíquia conquistada pelo avô por ter matado um soldado nazista,  quando avista seu alvo no quarto, ele chega até a janela com a arma em punho,mas após ver uma cena bizarra e nojenta ele decide tirar uma foto e sair correndo. Em um lugar na mata a ponto de tirar a vida, ele lembra do professor Herr Silverman que tinha lhe dado o número do telefone, para que ele ligasse  caso tivesse vontade de se suicidar, na hora ele faz como o combinado e o professor atende de imediato a partir dai tentar salvar a vida do adolescente.

Frases do livro:
"Isso já aconteceu com você? Considerar alguém realmente importante e diferente, mas então você começa conhecer a pessoa e isso estraga tudo? pág 79"

"As pessoas pagam por aquilo que fazem, e ainda mais pelo que permitiram se tornar. E pagam por isso de uma maneira muito simples: com a vida que levam" Pag. 165

Será que as palavras tem poder de influenciar? 
O que falar para um jovem que acha que a vida não tem mais sentido?
Só irá descobrir ao ler o livro... Perdão, Leonard Peacock rs


Obs: O autor traz vários fatos que ocorreram nos últimos anos, quem entende história  vai se identificar.
Além do assunto suicídio, muitas pessoas não entende o que se passa na cabeça de uma pessoa que tem esses pensamentos, será a família, contexto social ou até mesmo a influência dos amigos?
Como o autor descreve com o personagem eu também não entendo, o porquê que existe na internet manual do suicido, será que as pessoas que dão "dicas" não param para pensar que quem busca essa informação está doente?
Enfim recomendo o livro dá para descobrir muitas coisas novas, é informativo, divertido e nos faz pensar um pouco sobre o valor da vida.

Att,
Mag Silva



2 comentários: